Lipoenxertia

Lipoenxertia ou Lipfilling

A lipoenxertia/lipofilling consite na transferência de gordura do próprio corpo para preencher, definir, melhorar o contorno ou dar volume à mama. É uma grande aliada para a melhora do resultado estético, com a possibilidade de correção imediata e, principalmente, tardia das sequelas do tratamento cirúrgico pós câncer de mama. Está indicada nos casos de cirurgia conservadora, de reconstrução pós mastectomia e também em algumas outras situações especiais, especialmente nas sequelas decorrentes da radioterapia.

Como é feita?: É realizada a lipoaspiração da área doadora (abdome inferior, culote ou dorso). O material lipoaspirado é centrifugado e separado o tecido gorduroso do líquido. O tecido gorduroso puro é enxertado em áreas de defeitos na mama através de cânulas finas, deixando uma cicatriz mínima.

Quais as Vantagens

Como a gordura injetada na mama é retirada da própria paciente, o risco de rejeição é nulo.  É considerado um procedimento simples e muito eficaz para melhorar resultados estéticos da mama. Pode corrigir defeitos de preenchimento e deformidades de contorno após a reconstrução total da mama ou após uma cirurgia conservadora. Pode melhorar a qualidade da pele em mamas irradiadas, atenuar a contratura capsular, o rippling (ondulações) e as cicatrizes. 

Quais os riscos?: Esta cirurgia não apresenta grandes riscos. Podem ocorrer graus variáveis de reabsorção da gordura e necessitar mais de uma sessão de lipoenxertia para se obter o resultado desejável. Mais raros, mas podem também ocorrer, são a necrose gordurosa e a celulite, que são geralmente quadros autolimitados que cessam em 2-3 semanas com o tratamento clínico. Nos exames de imagem podem aparecer cistos de gordura e as áreas de injeção de gordura.

Como é o pós-operatório?: O pós-operatório, na maioria das vezes, é tranquilo e indolor. Existem alguns cuidados especiais que devem ser tomados apenas com o curativo. É necessário o uso de uma faixa abdominal (no caso da área doadora ser o abdome) e de sutiã modelador noite e dia durante o primeiro mês. A recuperação é rápida com retorno às suas atividades diárias após alguns dias. Para a realização de atividades físicas mais intensas é recomendado aguardar pelo menos 4 semanas.