Orientações aos Pacientes

Pré e pÓs-cirÚrgico

Preparando-se para uma Cirurgia ou Tratamento:​

Sabemos que enfrentar uma cirurgia nunca é uma tarefa fácil, mas desejamos que você possa passar por esta etapa da melhor forma possível.

Este conteúdo foi criado, especialmente, para ajudar todas as nossas pacientes que vão passar por uma cirurgia de mama. Aqui você terá acesso às informações que podem auxiliar na sua decisão junto com seu médico e no melhor entendimento sobre a sua cirurgia. Dúvidas adicionais que eventualmente possam surgir deverão ser esclarecidas com o seu cirurgião.

Abaixo respondemos as principais dúvidas que podem surgir sobre o pré-cirúrgico e o pós-cirúrgico, alem de informações sobre alguns tratamentos.

A cirurgia da mama envolve alguns cuidados especiais para que tudo possa transcorrer de maneira tranquila e segura. Nossa equipe está pronta para orientar todas as suas dúvidas e necessidades, em qualquer momento.
Equipe CDM
centro de doenças da mama

CUIDADOS ANTES DA CIRURGIA:

Aqui temos uma lista de informações importantes para o seu preparo e pronta recuperação:

GUIAS DO PROCEDIMENTO OU ORÇAMENTO HOSPITALAR:
  • Se a sua cirurgia for realizada por convênio ou seguradora, verifique se suas guias foram liberadas e se elas se encontram com data de validade adequada para o dia da cirurgia. Caso tenha problemas com a liberação, informe à nossa equipe com antecedência. Se a sua cirurgia for particular, é necessário fazer orçamento da parte hospitalar e do serviço de anestesia no respectivo hospital, bem como tratar previamente os honorários do cirurgião, assistentes e instrumentação cirúrgica.
CONSULTA PRÉ-ANESTÉSICA:
  • A consulta pré-anestésica é um procedimento obrigatório e fundamental para sua segurança. Deve ser agendada com antecedência no hospital onde sua cirurgia será realizada. 
MARCAÇÃO PRÉ-CIRÚRGICA COM A RADIOLOGIA:
  • Nos casos de lesões não palpáveis, é necessário o agendamento prévio com o serviço de Radiologia indicado pelo seu médico para a marcação da lesão.
MARCAÇÃO PRÉ-CIRÚRGICA COM A MEDICINA NUCLEAR:
  • Caso seja indicada a biopsia do linfonodo sentinela ou marcação da lesão com ROLL, é necessário o agendamento prévio no serviço para a produção do radiofármaco no dia da cirurgia e para o aluguel (no caso da cirurgia ser particular) do GAMA PROBE (aparelho especial utilizado para localizar o linfonodo sentinela e as lesões mamárias) (CERMEN).
CONSULTA PRÉ-CIRÚRGICA COM O CIRURGIÃO:
  • A consulta pré-cirúrgica para esclarecer as dúvidas finais, assim como fazer os desenhos e as fotos pré-operatórias, deve ser no dia que antecede a sua cirurgia (exceto se sua cirurgia for na segunda-feira, então a consulta será na sexta-feira). Após a consulta, deve-se tomar cuidado proteger os desenhos feitos na sua pele até o momento da cirurgia.
INSTRUMENTADORA:
  • A instrumentadora, profissional que cuida e organiza o instrumental cirúrgico durante a cirurgia, é paga à parte, já que se trata de um serviço terceirizado. Informe-se com a própria instrumentadora ou com o cirurgião sobre os valores cobrados por ela. O pagamento deverá ser feito durante o internamento, quando a mesma realizar a visita pós-cirúrgica no quarto da paciente, ou na Oncoclínica.
MATERIAIS OPCIONAIS CONFORME INDICAÇÃO CLÍNICA:

SUTIÃ MODELADOR E FAIXAS ABDOMINAIS (NO CASO DE CIRURGIAS DE RECONSTRUÇÃO COM ABDOME): Estes ítens podem ser necessários para o seu pós-operatório. O sutiã deve ser comprado com antecedência e usado durante 30 dias depois da cirurgia.

COLA PARA CICATRIZ: o uso de colas na cicatriz é opcional. Facilita porque você poderá tomar banhos sem se preocupar em proteger a cicatriz, já que ela mantém uma proteção por cerca de 10 dias. Reduz também a tensão na cicatriz, o que pode melhorar o resultado estético final. Alguns convênios e seguradoras não liberam este tipo de material para cirurgias de mama e, por isso, o hospital pode cobrar à parte, com a sua autorização e conhecimento prévios. É importante deixar solicitado com antecedência.

TELAS E DRENOS: algumas telas e drenos especiais podem ser necessários. Nem todos são liberados pelos convênios e seguradoras. Informe-se antecipadamente com o seu convênio se este é o seu caso, para evitar problemas de cobrança com estes materiais. 

 

APARELHO PARA MASSAGEM NOS MEMBROS INFERIORES E MEIAS ANTI-TROMBO: algumas pacientes precisam de um aparelho especial para massagem nos membros inferiores para reduzir o risco de trombose durante a cirurgia. Este aparelho é alugado por empresa terceirizada.  É indicado que a paciente compre meias elásticas de compressão, que serão usadas de 7 a 15 dias após a cirurgia. Elas também ajudam a evitar trombose. O ideal é que você se informe com antecedência sobre os custos e sobre a necessidade de uso no seu caso específico.

 

 

Informações importantes pré-cirúrgicas

IMPORTANTE!

Verifique se todas as dúvidas foram esclarecidas com os médicos da equipe. E não deixe de ler os materiais explicativos que lhe foram entregues.

alergias

É importante avisar se você tem alergias, sobretudo a medicamentos, fios ou curativos. Não deixe de informar isto à nossa equipe, aos anestesistas e também à equipe de enfermagem no hospital!

MEDICAMENTOS

Tabagismo, uso de álcool ou drogas, diabetes, hipertensão arterial e uso de medicamentos também devem ser informados à nossa equipe, aos anestesistas e à equipe de enfermagem no hospital, pois podem aumentar os riscos de complicações em sua cirurgia.

EXAMES E JEJUM

Internar-se no hospital obedecendo ao horário e o jejum estabelecido. Levar todos os seus exames para a cirurgia.

CUIDADOS DEPOIS DA CIRURGIA:

RECOMENDAÇÕES PÓS-CIRÚRGICAS:

Você estará apta a realizar todas as necessidades básicas diárias (higiene pessoal, se alimentar, caminhar) porém é recomendado não levantar peso acima de 4kg, não dirigir e não fazer exercícios nos primeiros 30 dias. Este cuidado é importante para evitar deslocamentos da prótese, bem como, comprometer o remodelamento mamário e a cicatriz.  É importante evitar exposição ao sol por 6 meses, pois isto pode pigmentar a cicatriz e prejudicar seu resultado. 

 

CURATIVOS:

A saída do dreno deve ser protegida contra umidade, para evitar risco de contaminação com bactérias existentes na sua própria pele. Depois de retirado o dreno, não é necessário manter mais este isolamento.

 

DRENOS:

Após a alta hospitalar, os drenos devem ser esvaziados uma vez ao dia e é necessário medir sua drenagem diária, de preferência em copos medidores. Isto serve como referência para o momento certo de sua retirada. É importante não molhar a saída do dreno, bem como, manter os mesmos sempre sob aspiração. 

FISIOTERAPIA E DRENAGEM LINFÁTICA:

Podem ser indicados em algumas cirurgias, com equipe especializada. Normalmente iniciam após a retirada dos drenos, ou uma semana após a cirurgia. Aguarde a indicação do seu médico.

 

FITAS ADESIVAS DE CORTICÓIDE E SPRAY DE SILICONE:

Após 15 dias, inicia-se a fita adesiva de corticóide, que será utilizada por 20 dias (12 h por dia). Passados os 20 dias da fita adesiva, indicamos o spray de silicone na cicatriz, que é utilizado uma vez ao dia, após o banho, durante 3 meses. Os dois somam-se para reduzir o risco de cicatriz aparente. Em feridas abertas nem a fita e nem o spray devem ser aplicados.

 

LIVRETO E ETIQUETAS DAS PRÓTESES:

No caso de próteses mamárias, guarde consigo o livreto explicativo e as etiquetas das próteses. Elas servem de referência no caso de problemas e também para o rastreamento das próteses. 

 

EMERGÊNCIA:

Emergências que possam ocorrer no pós-operatório você deve se dirigir ao serviço de pronto atendimento do hospital, que está disponível 24h, e entrar em contato com a nossa equipe.

 

CONSULTAS PÓS-OPERATÓRIAS:

Devem ser agendadas dentro de 48 a 72 horas em nossa clínica. É necessário ligar para agendar o devido horário.

 

Orientações complementares

icone-coracao
ATENÇÃO!

Procure  o mais rápido possível o hospital em que fez a cirurgia nos seguintes casos:

  • Febre alta (acima de 38°C)
  • Dor intensa
  • Aumento grande do volume da mama
  • Vermelhidão intenso 
  • Saída de secreção e/ou sangue em grande volume pela cicatriz

Jamais siga orientações de outras pessoas que não o seu médico! Não use compressas quentes sobre a mama operada. Como a sensibilidade da pele foi afetada pela cirurgia, você poderá causar queimaduras graves. As compressas frias, só devem ser feitas com orientação médica.