Novidades

Os impactos a longo prazo na vida da paciente com câncer de mama

Pessoas com câncer de mama frequentemente relatam que seus familiares e amigos esperam que eles estejam prontos para seguir em frente após tratamentos como cirurgia, radioterapia e término de quimioterapia.
Na realidade, terapias direcionadas podem ser prescritas por um ano ou mais. As terapias hormonais, por exemplo, são freqüentemente prescritas por até 10 anos. Se uma mulher decidiu reconstruir os seios, isso pode exigir uma série de cirurgias durante vários meses. E para aquelas com câncer de mama metastático ou estágio IV, o tratamento durará pelo resto de suas vidas.

Mesmo depois de feitos os tratamentos principais, as pessoas podem sentir efeitos colaterais de longo prazo. Alguns desses efeitos colaterais podem ser físicos: dor e rigidez, fadiga, alterações na pele, neuropatia (formigamento e dormência nas mãos e pés), sintomas da menopausa e outros, dependendo do regime de tratamento. Outros efeitos colaterais podem ser mentais e emocionais: ansiedade, medo de recorrência e mudanças de relacionamento, entre outros. Para muitas pessoas, os efeitos da experiência do câncer de mama duram anos – ou por toda a vida, no caso do câncer de mama metastático.
Algumas pessoas realmente, depois do tratamento voltam a ter uma vida normal, como se nunca tivessem tido câncer. Mas cada jornada é única. Cada corpo reage de maneira diferente, e cada possível efeito colateral pode ou não aparecer.

Então, se você está passando por isso, tenha paciência e amor com a sua jornada. E se você tiver algum parente que está passando por isso, apoio, suporte e compreensão são as maiores provas de amor.