Novidades

5 coisas para lembrar quando alguém que amamos tem câncer

Cuidar de alguém com câncer não é fácil.!

O que você faz? O que você diz? Como você pode ajudá-lo? Como você pode se ajudar? Assim como você, a pessoa com câncer também não sabe como lidar com a doença na maioria das vezes. 

Se você está passando por essa situação, aqui estão algumas coisas que você deve se lembrar:

1 – Cada caso é um caso. 

Não existe uma regra quando se fala de câncer. Tanto na evolução do tratamento quanto na resposta do paciente. E a interpretação também pode variar. Você encara a situação de um jeito, mas seu ente querido pode encarar de outro, completamente diferente, seja para melhor ou para pior.

 

2- Pessoas com câncer não querem falar apenas sobre o câncer

Muitas vezes elas querem falar sobre as mesmas coisas que pessoas saudáveis falam, procure assuntos que ela se interesse, como:

  • Quais séries valem a pena;
  • novidades da família;
  • notícias boas…etc

3- Esteja atento

 

Seu ente querido nem sempre se sente confortável ou capaz de pedir ajuda. Fique atento, por suas palavras ou sua expressão corporal que podem dizer muitas coisas e então ofereça ajuda. 

 

4 – Respeite suas decisões, mesmo não concordando

 

As decisões sobre o tratamento são do paciente. Se ele tomou uma decisão sem pedir a sua opinião, ou até mesmo se você não concorda com a conduta do tratamento, essa não é a hora de dar a sua opinião. As pessoas que estão passando por isso acabam perdendo o controle de muitas coisas na sua vida, então deixe que pelo menos isso ele possa decidir. Esse momento pertence a eles.

 

5 – Você também precisa de apoio (mas não de seu ente querido que está com câncer)

 

O diagnóstico da doença de um ente querido pode realmente te abalar. Não é fácil cuidar de alguém querido e ter que lidar com os próprios sentimentos ao mesmo tempo. Você também pode precisar de apoio, isso é normal, mas buscar ou esperar esse apoio justamente dessa pessoa que precisa tanto do seu apoio não é oportuno. Procure outra pessoa, um amigo, um familiar, ou até mesmo um profissional se achar necessário. Essa ajuda pode ser essencial para te dar forças para ajudar quem mais precisa de você.