Novidades

Linfedema pós-cirurgia: como amenizar seus sintomas?

Se você realizou a cirurgia de esvaziamento axilar, que é a retirada de todos os linfonodos (ou gânglios da axila) ou até mesmo do linfonodo sentinela, em menor proporção comparado com o esvaziamento axilar total, sempre deve-se iniciar a fisioterapia de maneira precoce. 

Quem faz a linfadenectomia tem até 30% de chance de fazer linfedema. E quem faz o sentinela tem até 10% de fazer o linfedema.

O inchaço também pode ocorrer após o tratamento radioterápico. Muitas vezes, é um efeito colateral temporário, mas pode ser permanente e pode afetar sua qualidade de vida. Nesses casos, você pode precisar de uma luva de compressão elástica para tratar o inchaço e o uso de roupas mais largas.

De maneira geral, quanto antes iniciada a fisioterapia, menor são as chances de desenvolver o linfedema. Converse com seu médico e solicite um encaminhamento para um fisioterapeuta especialista em linfedema, que a ensinará a realizar exercícios seguros e outras técnicas para ajudar a evitar ou reduzir o inchaço.