Nós sabemos hoje que o câncer de mama é uma doença muito heterogênea e não existe um fator de risco único. Porém, para ficar um pouco mais fácil o entendimento do assunto, nós vamos dividir os fatores de risco em fatores não modificáveis e fatores modificáveis.
Fatores de risco não modificáveis:
Entre os fatores de risco não modificáveis, a idade é o principal deles. Quanto mais envelhecemos, maiores as chances de desenvolvermos o câncer de mama.
Quem tem na família mãe, irmã ou parentes de primeiro grau com câncer de mama têm mais risco de desenvolver a doença. Além disso, quando se tem no histórico familiar casos de cânceres de mama bilaterais, câncer de ovário e câncer de mama no homem, as chances também são maiores.
Fatores de risco modificáveis:
Os fatores modificáveis estão relacionados ao ambiente e sem sombra de dúvidas o principal fator hoje é a obesidade.
Existem diversos trabalhos científicos que comprovam que mulheres que estão na menopausa e que estão obesas ou acima do peso tem aumento na incidência de câncer de mama. Para combater esse quadro, precisamos envolver tanto a alimentação saudável quanto a atividade física. O consumo de alimentos não processados e com menos agrotóxicos, além da prática da atividade física diária são fundamentais para diminuírem os riscos. Também não podemos deixar de falar do consumo exagerado de álcool e cigarro, que tem relação direta com o câncer de mama.
Desses fatores modificáveis, os fatores hormonais apresentam um impacto um pouco menor, porém também importantes.
Abaixo citamos alguns pontos de alerta:
Não fique com dúvidas. Conte sempre com seu médico!
Clique aqui para entrar em contato com nossa equipe especializada.