Novidades

Mitos e verdades sobre o Câncer de Mama

Embora o câncer de mama seja uma doença bastante conhecida, ela ainda envolve muitos tabus e informações equivocadas. Com o objetivo de desmitificar alguns conceitos errados sobre a doença, elencamos alguns dos pontos polêmicos sobre o assunto:

O câncer de mama só acontece em mulheres de meia-idade ou mais velhas.

Mito. Mulheres mais jovens podem e têm câncer de mama, assim como os homens.

Açúcar causa câncer de mama

Depende. Não há fortes evidências que associam diretamente o açúcar ao aumento do risco de câncer, mas há uma associação indireta. Consumir frequentemente alimentos ricos em açúcar pode significar mais calorias do que o necessário, o que leva ao excesso de peso e gordura corporal. O excesso de gordura corporal aumenta o risco de muitos tipos de câncer.

Praticar uma atividade física ajuda na prevenção.

Verdade. A atividade física promove o equilíbrio dos níveis de hormônio e fortalece a defesa do nosso organismo. No entanto, este comportamento diminui os riscos, mas não o elimina.

Desodorante pode causar câncer de mama.

Não há evidências. Existem rumores persistentes de que os antitranspirantes para as axilas, especialmente aqueles que contêm alumínio e outros produtos químicos, são absorvidos pelos nódulos linfáticos e chegam às células da mama, aumentando o risco de câncer. Acreditava-se que raspar as axilas tornava isso pior, criando pequenos cortes que permitem que mais substâncias químicas entrem no corpo. Outra teoria era que os antitranspirantes, ao parar de suar nas axilas, podem prevenir a liberação de substâncias tóxicas dos gânglios linfáticos das axilas, aumentando também o risco de câncer. No entanto, não há evidências de uma ligação entre o uso de antitranspirantes e o câncer de mama. 

Usar sutiã pode causar câncer de mama?

Mito. Não há evidências de que sutiãs causem câncer de mama. A teoria especulada é a de que usar um sutiã – especialmente o estilo meia-taça – poderia restringir o fluxo de fluido linfático para fora da mama, causando o acúmulo de substâncias tóxicas no tecido. No entanto, não há evidências para apoiar esta afirmação.

Fazer mamografia causa câncer de tireoide

Mito. O risco de câncer radioinduzido é extremamente baixo, se considerarmos as doses de radiação envolvidas em cada exame. Também o risco de câncer de tireoide induzido pela mamografia é insignificante, não se recomendando a utilização de protetor de tireóide. A compressão da mama durante o exame não aumenta o risco de disseminação do tumor, sendo essencial para a qualidade do exame.

Deve-se enfatizar que a mamografia é o único exame que, quando realizado de maneira sistemática a partir dos 40 anos em mulheres assintomáticas, comprovadamente leva a uma redução da mortalidade pelo câncer de mama.